Buscar
  • profmus

ciclo de conversas "Ser Músico em Portugal"

O projecto de investigação PROFMUS – Ser músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985) apresenta um ciclo de conversas intitulado “SER MÚSICO EM PORTUGAL”, entre Outubro e Novembro de 2022, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria (Monte Estoril).


Trata-se de uma iniciativa directamente ligada à exposição “Ser Músico em Portugal (1750-1985)”, patente no mesmo museu desde 2 de Julho, e que finda a 6 de Novembro de 2022.

Esta exposição traz pela primeira vez ao público uma extraordinária riqueza documental dos espólios da Irmandade de Santa Cecília e Montepio Filarmónico, e do Arquivo Histórico do Sindicato dos Músicos, e que são fontes fundamentais para um maior conhecimento da história da vida musical em Portugal entre o final do Antigo Regime até às últimas décadas do século XX.


O ciclo de conversas que agora terá lugar, procura trazer à discussão algumas questões relacionadas com este património material e imaterial, tanto numa perspectiva histórica, como debatendo o presente e o futuro da actividade dos músicos em Portugal. Do associativismo à formação, expectativas e desafios dos músicos, até à investigação científica em torno deste vasto domínio.


92 visualizações0 comentário