A aplicação PROFMUS, visa a criação de uma base de conhecimento que permita processar a informação recolhida sobre os músicos portugueses e a posterior extracção de subconjuntos de dados e respectiva análise.

Perspectivando-se a recolha de uma grande quantidade de dados complexos, no âmbito de um amplo período de tempo, foi criada uma solução assente numa ontologia elaborada pela investigadora Maria João Albuquerque, de modo a garantir um esquema flexível, para a representação dos objectos e das suas relações, gerida por uma aplicação desenvolvida sobre a tecnologia MediaWiki e Wikibase.

A aplicação tem sido desenvolvida por alunos do Instituto Superior Técnico, na qualidade de investigadores juniores do INESC-ID, sob a supervisão de José Borbinha e Sofia Pinto, e bolseiros do projecto PROFMUS, tendo até ao momento estado envolvidos nesse papel Luís Santos e Tiago Teixeira.

A ontologia definida para este propósito está em revisão constante, cujas propriedades e atributos dos objectos vão sendo estabelecidos pela equipa do INET-md PROFMUS, com o apoio de três bolseiros: Maria Fernandes, António Baptista e Alejandro Reyes.

A aplicação desenvolvida e a tecnologia utilizada irão permitir a importação e exportação flexível dos dados, garantindo-se assim a sua partilha com outras bases.

brevemente disponível